Províncias

Fazendas agrícolas registam boa safra

Silvino Fortunato| Ndalatando

Mais de um milhão de toneladas de bens alimentares foram produzidas no Cuanza Norte no ano findo, o que representa um incremento de 45 por cento em relação ao ano de 2012, informou, à imprensa, o governador Henrique Júnior.

Os camponeses da região têm recebido vários apoios para poderem aumentar a produção
Fotografia: Jornal de Angola

O governador disse que os camponeses individuais ou organizados em associações criaram “enormes excedentes de produção agrícola” e colocaram a província do Cuanza Norte longe da vulnerabilidade em termos de segurança alimentar.
O Governo Provincial, disse, apoiou 75.226 famílias camponesas de 634 aldeias na preparação de terras, aprovisionamento e distribuição de instrumentos de lavoura e na instalação de campos de demonstração agrícola.    As autoridades da província do Cuanza Norte apoiaram a comercialização dos excedentes agrícolas e distribuíram 50 tractores e meios complementares, como alfaias e charruas, enquanto 356 milhões de kwanzas foram empregues no crédito agrícola de campanha.
Henrique Júnior sublinhou que os apoios do Governo estimularam consideravelmente a actividade agrária e permitiram melhorar os rendimentos na campanha agrícola.
O governador recordou que a província possui enormes potencialidades agrícolas e, por isso, o Governo vai continuar a prestar especial atenção aos produtores.

Tempo

Multimédia