Províncias

Feira do Empreendedorismo dá oportunidade de trabalho

Kátia Ramos | Ndalatando

Professores e estudantes do complexo escolar “Comandante Benedito”, em Ndalatando, participaram, segunda-feira e ontem, numa Feira do Empreendedor, com o objectivo de conciliar as aulas teóricas com a prática e ajudar a criar oportunidades de trabalho para a juventude local, disse ao Jornal de Angola o coordenador da área de formação geral e professor da cadeira de Empreendedorismo da escola.

Alunos expõem produtos diversos na Feira
Fotografia: Kátia Ramos | Ndalatando

Na feira, realizada sob o lema “O Impacto do Empreendedorismo na Criação de Emprego”, foram expostos produtos e serviços, como roupa e calçado, bens alimentares e uma área de alta-costura, informou Kita Ferreira.
A feira visou incentivar os estudantes a trabalhar para ganharem habilidades e poderem iniciar o seu próprio negócio, disse o coordenador. 
A disciplina de Empreendedorismo é leccionada na escola há dois anos a mais de 200 alunos do curso de formação geral e do curso para professores nas opções de Ciências Humanas, Económicas e Jurídicas, assim como nos cursos de Biologia e Matemática e Física, explicou Kita Ferreira.  Muitos estudantes encontraram na feira a oportunidade de mostrar as suas habilidades nas mais variadas áreas e encontrarem a sua afirmação profissional.
Marta Gonçalves, 24 anos, estudante do ensino geral,  faz trabalhos de cabeleireira em casa e encontrou na feira a oportunidade que precisava para mostrar o que sabe fazer.
A aluna, que expôs com uma colega, saudou a concorrência e mostrou-se confiante no sucesso do seu negócio, pela experiência proporcionada pela feira. O seu colega Fernando da Conceição, que possui uma pequena gráfica, no bairro do Sambizanga, mostrou satisfação com a feira e salientou que tem desenvolvido trabalhos de timbragem de camisolas, capas escolares e chapéus.
Fernando Gonçalves, outro aluno, reconheceu que a feira do empreendedor tirou-o do anonimato. “O meu trabalho agora vai crescer, pois muitas pessoas tomaram conhecimento do meu pequeno negócio no bairro.”
O complexo escolar “Comandante Benedito” formou, de 1986 a 2014, mais de 12.800 alunos, entre professores para o ensino de base e nas áreas de formação geral. O estabelecimento escolar possui 14 salas e as aulas são asseguradas por 85 docentes.

Tempo

Multimédia