Províncias

Garantido fornecimento de energia

Armando Sapalo | Dundo

O administrador do município do Cuango, na província da Lunda Norte, Luís Muambongue, garantiu que está assegurado o fornecimento de energia eléctrica às residências e ruas da sede municipal, durante a quadra festiva.

Projecto de iluminação pública vai também contribuir significativamente na redução da do índice de criminalidade que se regista na região
Fotografia: Mota Ambrósio

A população tem uma quadra mais atractiva, através da recuperação de postes de iluminação pública, instalados na avenida principal da circunscrição.
Luís Muambongue referiu que foram, numa primeira fase, recuperados 20 postes de iluminação pública. O projecto prevê, até início de 2015, a colocação de mais 20 novos postes.
O projecto vai contribuir significativamente na redução dos índices de criminalidade, registados na localidade, por via de acções de patrulhamento da Polícia Nacional.
“Estamos bastante satisfeitos, pois trata-se de um trabalho que, além de proporcionar luz eléctrica durante a quadra festiva, permite também a  recuperação de postes de iluminação pública, que não estavam em funcionamento”, disse.
“A administração pediu-nos para atender esta população, melhorando a sua qualidade de vida. Foi assim que criámos um plano de emergência e mobilizámos as nossas equipas”, esclareceu o responsável da empresa Greentech. A empresa Greentech, especializada no desenvolvimento de projectos de energia eléctrica, apresentou propostas durante a visita do secretário de Estado da Energia, Joaquim Ventura, à província da Lunda Norte, em companhia de empresários nacionais, que serviu para avaliar as potencialidades para o aproveitamento dos recursos hídricos, tendo em vista a instalação de Pequenas Centrais Hídricas (PCH).  A comitiva do secretário de Estado de Energia analisou, no município do Cuango,na Lunda Norte, as potencialidades hídricas do rio Tchimango e as Quedas do Vuca.
O local em que se encontram as Quedas do Vuca reúne características ideais para a instalação de uma Mini-Hídrica de 20 MW, capaz de fornecer energia eléctrica à região do Cuango.

Tempo

Multimédia