Províncias

Gestores de escolas locais aumentam conhecimentos

André Brandão | Ndalatando

Directores de escolas do ensino primário e secundário da província do Cuanza Norte estão a ser capacitados em matérias ligadas ao Programa de Gestão e Organização Escolar.

A acção formativa tem como objectivo melhorar o processo de ensino e aprendizagem
Fotografia: Marcelo Manuel

O seminário, que decorre numa das salas do complexo escolar Comandante Benedito, em Ndalatando, vai abordar, durante cinco dias, temas ligados à gestão e administração escolar, ética e deontologia profissional e gestão participativa da comunidade nas escolas.
O director provincial da Educação, Ciência e Tecnologia, Velinho Calunga, considerou o seminário de formação uma oportunidade que deve ser  aproveitada por parte dos directores das diferentes escolas para reforçar a capacidade de gestão das instituições que dirigem.
Velinho Calunga explicou que numa primeira fase foram seleccionados apenas 25 directores das escolas primárias e secundárias, pelo que a direcção provincial da E­ducação vai continuar a dar formação de capacitação.
A técnica da direcção nacional do ensino geral, Juliana Rocha, disse que o maior objectivo deste seminário é reforçar as capacidades de gestão administrativas e pedagógica dos gestores escolares.
Juliana Rocha informou que, de uma forma geral, a educação ainda tem problemas que precisam de ser solucionados e o Ministério da E­ducação está a trabalhar no sentido de minimizá-los.
Na região estão a ser reabilitadas e construídas escolas, para inserir mais crianças no sistema normal de ensino e aprendizagem.

Tempo

Multimédia