Províncias

Governo local projecta centros para formação

O governo da província do Kwanza-Norte apresentou ontem, em Ndalatando, um projecto destinado à cri­ação de centros de formação e aprendizagem para agentes ambientais em todos municípios.

Segundo o documento oficial do projecto, a iniciativa destina-se à elevação da consciência ecológica dos cidadãos, constando de uma declaração sobre saneamento total nas comunidades e escolas locais.
O documento foi distribuído durante a abertura de um seminário de formação de formadores provinciais em “saneamento total, liderado pelas comunidades e escolas”. Refere a intenção do governo criar um espaço de divulgação de informações sobre Ambiente, através dos órgãos de comunicação social locais, para educar as populações sobre as vantagens da conservação do meio e os perigos que representam a sua degradação.
O saneamento e higiene em paralelo com o abastecimento de água, enquadrando-os no orçamento municipal, são estratégias do governo local. Na declaração estão expressas medidas para a promoção e conservação do Ambiente na região, por via de um sistema de atribuição de incentivos dirigidos às aldeias, bairros, vilas e aldeias. A designação da semana provincial do saneamento, sistemas de monitorização, instrumentos para verificação dos progressos alcançados constam das estratégias.

Tempo

Multimédia