Províncias

Governo Provincial garante apoio às crianças

Kátia Ramos | Ndalatando e José Rufino | Luena

O projecto “Município Amigo da Criança”, que visa analisar e criar condições para a execução de acções constantes nos “11 compromissos” assumidos pelo Executivo, foi aprovado na cidade de Ndalatando.

As crianças são prioridade da sociedade pelo que gozam de especial protecção da família e do Estado com vista o seu pleno desenvolvimento
Fotografia: Nicolau Vasco

A criação do projecto, aprovado por administradores municipais, autoridades tradicionais e membros do conselho metodológico da Direcção Nacional, surge à luz do primeiro encontro provincial sobre monitoria e acompanhamento dos “11 compromissos”com a criança”.
O projecto “Município Amigo da Criança” conta com o envolvimento efectivo de outros parceiros nas acções dos conselhos provinciais e municipais. O vice-governador do Cuanza Norte para o sector político e social, José Alberto Kipungo, recomendou no encontro que todos ajudem ao funcionamento eficiente do projecto.
José Kipungo disse que é necessário traçar estratégias permanentes para a melhoria da qualidade de vida das crianças, particularmente no que diz respeito à elaboração do relatório provincial sobre os direitos da criança.
O vice-governador referiu que as crianças são prioridade absoluta da sociedade, pelo que gozam de especial protecção da família, da sociedade e do Estado, com vista ao seu pleno desenvolvimento. Sublinhou a necessidade de se fazer mais ao nível dos conselhos, melhorar os métodos e os meios de trabalho, rever o objectivo dos planos e programas de acção.“Fazer melhor significa recorrer a métodos científicos, avaliarmos as acções com vista a alcançar os objectivos preconizados à luz da Lei sobre a Protecção e Desenvolvimento Integral da Criança”, salientou o vice-governador José Kipungo.A secretária executiva do Conselho Nacional da Criança, Ana Gourgel, ficou satisfeita pela disponibilidade do Governo Provincial do Cuanza Norte em ajudar a desenvolver o projecto e por estar a cumprir a missão incumbida pela direcção do Instituto Nacional da Criança.Ana Gourgel afirmou que são visíveis as acções em prol da criança no Cuanza Norte, particularmente no domínio da saúde, protecção à vida, educação, ensino básico, pré-escolar e em todas as áreas que contribuem para uma melhor qualidade de vida das crianças e para o seu desenvolvimento global.

Prioridade absoluta

O Governo Provincial do Moxico vai continuar a apostado na criação de condições que propiciem o bem-estar social das crianças assegurou ontem  no Luena, a vice-governadora para o sector social e político.
Adriana Cacussa Bento, que falava durante a abertura da sessão plenária do conselho provincial da criança, disse que as autoridades continuam a conceber projectos com vista a dar respostas aos “11 compromissos”.
A vice-governadora do Moxico destacou a construção de infra-estruturas escolares, hospitalares,  centros de acolhimento e programas sociais que visam melhorar cada vez mais a vida das crianças.
O Governo, através do Instituto Nacional de Criança (INAC), pretende potenciar as estruturas de apoio, para concretizar os projectos. Adriana Bento salientou que é importante o estabelecimento de um sistema de avaliação dos “11 compromissos”.Durante dois dias, os participantes no Conselho Provincial da Criança tratam de questões ligadas à estratégia do Conselho Nacional da Criança até 2017.
Durante o encontro, os participantes discutem ainda o plano de actividades para a operacionalização das comissões especializadas.

Tempo

Multimédia