Províncias

Governo reforça abastecimento de água

O governador da província do Kwanza-Norte, Henrique André Júnior, reafirmou quarta-feira, no Dondo,  município de Kambambe, que o Executivo continua a apostar na melhoria das condições de acesso das populações locais à água potável e a outros bens sociais.

Governador disse que o Executivo aposta na melhoria das condições de vida das populações
Fotografia: Jornal de Angola

Henrique André Júnior, que falava à população no acto de inauguração do novo sistema de abastecimento do produto, no bairro do Alto-Dondo, destacou a grandeza do programa “Água para Todos”, pelo impacto directo que tem tido na vida das populações.
Com este programa, disse, o Executivo está a fazer tudo para que a população tenha o mínimo necessário para viver com dignidade. Por este facto, o Governo do Kwanza-Norte vai continuar a trabalhar no sentido de levar a água às localidades mais recônditas.
A infra-estrutura inaugurada vai atender 16.500 beneficiários do Alto-Dondo e compreende um reservatório com capacidade para armazenar 500 metros cúbico de água, duas electrobombas de reenvio capazes de bombear 100 metros cúbicos/dia de água, de segunda a sexta-feira, subindo para 300 metros cúbicos aos fins-de-semana.
O sistema de abastecimento está acoplado à conduta que abastece a empresa cervejeira EKA, detentora da estação de captação e tratamento de água, no âmbito das acções sociais desta unidade fabril. As obras, que duraram 12 meses, foram financiadas pelo Governo do Kwanza-Norte, no âmbito do programa “Água para Todos”, que integra ainda uma conduta adutora de 17 quilómetros e uma rede de distribuição de oito quilómetros, com 12 chafarizes e 400 ligações domiciliárias. Mais de 200 mil cidadãos de várias localidades da província do Kwanza-Norte beneficiam já de água potável, mercê da implementação de diversos projectos, entre pontos de água e sistemas de abastecimento, no quadro do programa do Governo “Água para Todos”, em curso desde 2009.
A província tem uma população estimada em 400 mil habitantes e quase 68 por cento já beneficiam do projecto “Água para Todos”, segundo dados do departamento provincial de águas da Direcção provincial de Energia e Águas.

Tempo

Multimédia