Províncias

Hospital de Quiculungo tem novo banco de sangue

O Hospital Municipal de Quiculungo, Cuanza Norte, tem um banco de sangue com vista a assegurar  a transfusão de pacientes em situação de risco de vida e reduzir as transferências para Ndalatando.

Melhorada a assistência médica na região
Fotografia: João Salvo

Inaugurado pelo governador da província, Henrique Júnior, o novo banco de sangue dispõe de uma capacidade de armazenamento e conservação de 45 bolsas de 500 mililitros cada e tem equipamentos de ponta.
A par do banco de sangue, o governador inaugurou em Quiculungo, o Serviço de Identificação Civil e Criminal apetrechado com meios técnicos e humanos suficientes para a emissão  60 Bilhetes de Identidade por dia.
Ainda em Quiculungo foi inaugurada a sede do Clube Desportivo e Recreativo que vai proporcionar a ocupação dos tempos livres, promoção do desporto e actividades de lazer para a juventude local. O governador Henrique André Júnior sublinhou que, com a inauguração dos equipamentos sociais, o Governo Provincial está a dar resposta às preocupações da juventude e a elevar  a oferta dos principais serviços sociais básicos às populações.
“Inauguramos o banco de sangue, um equipamento muito necessário à melhoria da assistência médica no município, onde a malária constitui a principal causa de internamento hospitalar, a par de realização de partos difíceis que exigem a existência de reservas de sangue”, disse o governador Henrique Júnior.
Sobre a emissão do Bilhete de Identidade, o governador disse que a criação de um posto local vai evitar que os munícipes de Quiculungo tenham de percorrer grandes distâncias para tratar do documento na capital da província. Em relação ao clube desportivo e recreativo, referiu que constitui uma iniciativa do Governo Provincial para garantir lazer, receio e desporto.
 No clube está instalado um serviço de Internet e uma biblioteca. Quiculungo é um município do Cuanza Norte situado a 138 quilómetros de Ndalatando (capital da província), com 475 quilómetros quadrados que compreendem a sede municipal e 29 aldeias.

Tempo

Multimédia