Províncias

Iluminação pública chega aos bairros

André Brandão | Ndalatando

Os Bairros Carreira de Tiro e 11 de Novembro, em Ndalatando, no Kwanza-Norte, já têm iluminação pública. O sistema foi inaugurado no fim-de-semana pelo governador provincial, Henrique André Júnior.

Director provincial de Energia e Águas
Fotografia: André Brandão| Ndalatando

Os Bairros Carreira de Tiro e 11 de Novembro, em Ndalatando, no Kwanza-Norte, já têm iluminação pública. O sistema foi inaugurado no fim-de-semana pelo governador provincial, Henrique André Júnior.
De acordo com o director provincial de Energia e Águas, Joaquim Jerónimo, o “Projecto Anel”, que visa fazer chegar a energia eléctrica a todos os pontos da província, já foi executado em 80 por cento.
“O governo local continua empenhado na execução de projectos de distribuição de energia eléctrica em toda a extensão da província”, disse Joaquim Jerónimo, acrescentando que “até final do ano, 90 por cento da população da cidade de Ndalatando poderá beneficiar de energia eléctrica”.
Quanto ao Dondo (Cambambe) já foram instalados quatro postos de transformação (PT) e sistema de iluminação pública, que está em fase de conclusão, faltando os bairros de Cassesse e Caminho-de-ferro. Está também prevista a colocação de oito PTs para iluminação pública e distribuição domiciliar na localidade do Alto Fina. 
Joaquim Jerónimo informou que, para o Golungo-Alto, terão início, dentro em breve, as obras de transportação de energia.
A população beneficiada assumiu o compromisso de trabalhar na mobilização de todos os moradores para serem seguidos os mecanismos legais na aquisição de energia domiciliar e também racionalizá-la. Para Adão Miguel José,  soba do bairro Carreira de Tiro, uma das áreas contempladas, a inauguração do sistema de iluminação pública na sua localidade encoraja a população a fazer os respectivos contratos junto da direcção provincial de Energia e Águas, para se evitarem as ligações anárquicas.

Tempo

Multimédia