Províncias

Inseridos milhares de alunos em escolas da Igreja Católica

A Igreja Católica no Cuanza Norte conta actualmente com 19 escolas que garantem, no presente ano lectivo, a oportunidade de ensino e aprendizagem a 10.095 alunos, da iniciação ao segundo ciclo.

Mais crianças na província do Cuanza Norte têm a oportunidade de aprender a ler escrever
Fotografia: JAIMAGEM

A informação foi prestada pelo bispo de Ndalatando, D. Almeida Canda, que reafirmou a aposta em cooperar com o Governo Provincial nas acções ligadas ao sector do ensino e promoção humana.
D. Almeida Canda esclareceu que das escolas católicas existentes na província, 11 são de nível primário e oito do ensino secundário, além de dois internatos femininos destinados ao acolhimento de raparigas órfãs e de famílias desfavorecidas. No quadro do reforço da capacidade das instituições de educação existentes e com vista a garantir oportunidades de ensino a um maior número de alunos, o prelado disse que estão actualmente em curso obras de ampliação da escola missionária de Quiculungo, de seis para 18 salas.
D.Almeida Canda disse que a Igreja Católica na província tem dirigido a maioria dos seus projectos para o sector da Educação.
A Diocese de Ndalatando conta actualmente com nove paróquias instaladas em oito dos dez municípios da província do Cuanza Norte, com excepção do Bolongongo e Banga. Fundada em 1990, a diocese local teve como primeiro bispo o missionário capuchinho de nacionalidade italiana, D. Pedro Luís Scarpa.

Tempo

Multimédia