Províncias

Jovens realizam sonhos em centros de formação

Kátia Ramos| N'dalatando

Os centros de formação profissional do Instituto Nacional de Formação Profissional (INEFOP) estão a ajudar vários jovens da província do Kwanza-Norte a realizar os seus sonhos.

Os centros de formação profissional do Instituto Nacional de Formação Profissional (INEFOP) estão a ajudar vários jovens da província do Kwanza-Norte a realizar os seus sonhos.
Criados dentro do sistema de formação académica mas na vertente profissionalizante, as repercussões da actividade dos centros são particularmente evidentes a nível dos bairros Sambizanga e Sassa, em Ndalatando, e nos municípios de Cambambe, Samba Cajú, Ambaca e Quiculungo.
Teresa Cândido, de 24 anos, formadora do curso de decoração do centro de formação do bairro do Sambizanga há quatro, diz já ter formado, em vários domínios, inúmeros jovens.
“Muitos deles já constituíram os seus pequenos negócios e empregaram outros, o que me deixa imensamente feliz”, salientou.
A formadora disse que vai continuar a empenhar-se para que mais jovens tenham formação técnicoprofissional, para desse modo conseguirem mudar as suas vidas e a das suas famílias, através da constituição de pequenas empresas ou negócios.
A aprendiz de decoração, Valéria da Silva, 15 anos, anseia terminar a formação para, nos próximos tempos, criar a sua própria empresa e ajudar outros jovens.
O seu objectivo é vir a decorar festas e outros eventos. Para já, vai praticando no bairro onde vive, a decorar as chinelas das amigas, forrar presentes, fazer cestos, entre outros arranjos.
“Ainda não sei muito, mas já tenho recebido convites para decorar quartos para bebés, mesas de fotos, entre outros. Acredito que mais os cliêntes vão surgindo”, disse.

Tempo

Multimédia