Províncias

Jovens empreendedores estão melhor preparados

André Brandão| Ndalatando

Um grupo de 87 jovens formados nos Centros Locais de Empreendedorismo e Serviços de Emprego (CLESE) recebeu na sexta-feira, em Ndalatando, os certificados de fim de curso e equipamentos de trabalhos.

Entregues aos recém-formados por iniciativa do Governo Provincial do Cuanza Norte, os equipamentos incluem computador, impressora e placa solar.
O director provincial do Ministério da Administração Pública e Segurança Social (MAPTSS), Pedro Fula, disse que o curso de empreendedorismo vem dar resposta à orientação do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, quanto à necessidade de inserir os jovens no sistema de emprego e de formação profissional.
Pedro Fula revelou ainda que actualmente a formação em cursos técnicos e profissionais constitui uma via de mediação entre os mercados e a juventude que procura encontrar o primeiro emprego.
A formação dos jovens para a vida activa é uma preocupação do Executivo e um processo que deve ser preparado e gerido, uma vez que, neste momento, a juventude é confrontada com períodos cada vez mais longos entre a saída da escola e a entrada num local de trabalho, explicou.
Referiu que o CLESE tem como objectivo principal preparar os empreendedores para o mundo empresarial, desenvolvendo as suas ideias de negócios e ensinando-os a estarem atentos às oportunidades do mercado de negócios.
Pedro Fula salientou que os cursos ministrados no CLESE auxiliam os futuros empreendedores a enfrentar o mundo empresarial com mentalidade desenvolvida pelos métodos, modelos e conteúdos obtidos durante a formação.

Tempo

Multimédia