Províncias

Jovens receberam casas do Ministério da Juventude

André Brandão|Ndalatando

O primeiro sorteio para a entrega de casas erguidas no âmbito da criação do bairro social da juventude, do programa governamental “Angola Jovem”, contemplou na passada quarta-feira, em Ndalatando, 45 jovens.

O primeiro sorteio para a entrega de casas erguidas no âmbito da criação do bairro social da juventude, do programa governamental “Angola Jovem”, contemplou na passada quarta-feira, em Ndalatando, 45 jovens.
O sorteio foi feito entre 107 candidatos seleccionados, visto ser já a terceira fase de um processo cujas duas primeiras fases consistiram em esclarecer os jovens e seleccionar as candidaturas.
Segundo os critério da agência central do BPC, as casas, de tipologia T3, vão custar entre 40 e 60 mil dólares, mas os candidatos seleccionados não vão pagar nada para já, devido ao crédito bancário, que deverá ser liquidado mensalmente no valor de 28.282 kwanzas, no prazo máximo de 20 anos.
Para se candidatarem ao projecto, os interessados têm de ter entre 20 e 35 anos, uma actividade remunerada, residência habitual em Ndalatando e ordenados mensais até 50 mil kwanzas. Os candidatos manifestaram-se satisfeitos com o sorteio e enalteceram as acções do governo, direccionadas para a resolução dos principais problemas que afligem a juventude, sobretudo as questões da habitação.
O director provincial da Juventude e Desportos, Manuel António Gaspar, revelou que o processo decorreu de forma transparente, completamente isenta e justa.
Esta direcção, disse Manuel António Gaspar, organizou os candidatos por instituições, de modo a permitir que fossem contemplados jovens de vários sectores.
Manuel Gaspar referiu que o critério usado permitiu organizar os candidatos de sectores como as Forças Armadas Angolanas, Interior, Educação, Saúde, Comunicação Social, SIE, Justiça, bancos, ONG e outros organismos.
O responsável explicou que os jovens que foram excluídos devem estar tranquilos, pois o governo tem em vista a atribuição de terrenos para a autoconstrução dirigida.

Tempo

Multimédia