Províncias

Mais casos de VIH/Sida registados na província

Marcelo Manuel | Dondo

As entidades sanitárias do Kwanza-Norte diagnosticaram, ao longo do presente ano, 498 casos positivos de VIH/Sida, mais 33 em relação ao ano anterior, num total de 21.804 testes realizados a nível dos dez centros de aconselhamento e testagem voluntária existentes na província.

Decorrem campanhas de sensibilização para se evitar a discriminação e o estigma
Fotografia: Marcelo Manuel|Ndalatando

O director provincial da Saúde, Manuel Duarte Varela, revelou que o município de Cambambe é um dos mais endémicos da província, com 42 resultados positivos em 1.721 análises.
O médico frisou que o número de casos positivos pressupõe a realização de mais acções de prevenção e sensibilização de forma a evitar-se novas infecções. Prometeu a realização de 40 mil testes em 2014.Manuel Duarte Varela sublinhou que, segundo a Organização Mundial da Saúde, existem no mundo cerca de 34 milhões de pessoas que vivem com o vírus, das quais 70 por cento na África Subsariana.
Em Angola há 300 mil casos e as mulheres grávidas são as mais afectadas.
O Governo Provincial do Kwanza-Norte, na sua estratégia de luta contra a Sida, tem como prioridade a realização de acções de aconselhamento e testagem em grande escala, de forma a garantir e assegurar o conhecimento serológico a nível da circunscrição, com maior relevância em sedes municipais e comunais.
A diminuição do estigma, discriminação e comportamentos de risco nas transmissões das infecções de carácter sexual são premissas importantes para o combate à pandemia, apontou.

Tempo

Multimédia