Províncias

Mais prevenção para combater a transmissão

Os casos de contágio do vírus da Sida de mães gestantes para filhos a nível do município do Ngonguembo, Kwanza-Norte,  vão conhecer uma redução considerável nos próximos dias, com a inauguração do serviço de prevenção da transmissão vertical.

Com a instalação do serviço no Hospital Municipal do Ngonguembo, no Kwanza-Norte, os pacientes seropositivos deixam de ter de se deslocar à cidade de Ndalatando em busca de tratamento.
A administradora em exercício do hospital, Maria Vienda, explicou que, para garantir o incremento do novo serviço, um grupo de 15 técnicos de saúde participou, durante cinco dias num curso de formação orientado por Márcia Aíco Eda, especialista do Instituto Nacional de Luta contra o Sida. Na formação foram ministradas matérias sobre métodos de diagnóstico, procedimentos para a realização de testes confirmados e para a realização de testes rápidos.
Márcia Eda referiu que um dos grandes objectivos da formação técnicoprofissional é assegurar a assistência universal e gratuita a todos os portadores do VIH/Sida no município, assim como dotar os técnicos de enfermagem de novos procedimentos no manuseamento de casos da doença.

Tempo

Multimédia