Províncias

Mais técnicos de saúde no mercado de trabalho

André Brandão| Ndalatando

A Escola de Formação de Técnicos de Saúde “Arminda Faria”, em Ndalatando, província do Cuanza Norte, outorgou na semana finda, em Ndalatando, certificados e diplomas a 474 alunos finalistas do segundo grupo, no âmbito da reforma educativa, dos cursos de análises clínicas, fisioterapia, radiologia e enfermagem geral.

Enfermagem geral teve mais formandos
Fotografia: André Brandão| Ndalatando Edições Novembro

Do grupo dos finalistas, 322 optaram por enfermagem geral, 63 em análises clínicas, 33 no curso de farmácia, 30 em radiologia e 26 em fisioterapia.
A administradora municipal de Cazengo, Leonor da Silva Garibaldi, considerou que a formação profissional do sector da saúde é hoje um dos factores relevantes da estratégia do Executivo angolano para o desenvolvimento do sector.
A coordenadora da Comissão de Gestão da Escola de Formação de Técnicos da Saúde, Antónia de Lima Afonso, lembrou que o Instituto Médio de Saúde começou a funcionar em Ndalatando em 2001, numa instalação com seis salas de aula, com apenas dois cursos, um de enfermagem geral e outro de análises clínicas, até ao ano de 2011.
Segundo a coordenadora, em 2012, com a implementação da reforma educativa nas escolas técnicas da saúde, aumentou o número de estudantes, numa nova infra-estrutura com 15 salas de aula, com laboratórios e a abertura de novos cursos, como farmácia, radiologia e fisioterapia. Antónia de Lima Afonso disse que a Escola de Formação de Técnicos de Saúde de Ndalatando conta com seis laboratórios, designadamente de fisioterapia, informática, enfermagem, anatomia, análises clínicas, farmácia, química e biologia.
De 2001 a 2015, a Escola de Formação de Técnicos de Saúde formou 1.415 técnicos médios, nos cursos de enfermagem geral e análises clínicas.
A responsável pediu ao Governo da província no sentido de desenvolver esforços para a implementação de mais cursos superiores de enfermagem e outros do ramo da saúde, na província do Cuanza Norte.

Tempo

Multimédia