Províncias

Melhorado consumo de água potável no município

Marcelo Manuel | Camabatela

Os habitantes de Camabatela têm desde quinta-feira o consumo de água potável melhorado, depois de 222 ligações domiciliares e a reabilitação de 19 chafarizes e um lavadouro.

Novos sistemas de captação foram inaugurados pelo governador no âmbito das comemorações do Dia da Paz que se assinala quinta-feira
Fotografia: Jornal de Angola

A reinauguração do sistema de captação, tratamento e distribuição de  água de Camabatela, que beneficia mais de cinco mil habitantes, foi feita pelo governador provincial do Kwanza-Norte, Henrique André Júnior, no âmbito das celebrações de mais um aniversário da paz em Angola, numa cerimónia testemunhada por representantes do Ministério de Energia e Águas, deputados do círculo provincial, entidades religiosas e tradicionais e membros do governo.
O chefe de departamento das Águas do Kwanza-Norte, True Zangui, frisou que a execução do projecto, consignado em Dezembro de 2011, durou um ano e abarca a recuperação da casa de bombagem, inclusão de duas bombas, com capacidade de 35 metros cúbicos, dois quilómetros de tubos de polietileno com diâmetro de 140 milímetros. True Zangui disse que foi reabilitado um reservatório de distribuição, com capacidade de 250 metros cúbicos e com duração de lotação de oito horas. Foi também instalado um filtro de areia na conduta e um doseador de cloro.
A rede de distribuição interna conta com 11,6 quilómetros de extensão e inclui um sistema de bombagem especial, para fornecimento específico ao Hospital Regional de Camabatela, referiu.
O soba Ângelo José João louvou o gesto do Governo Provincial e disse que o consumo de água potável por parte dos habitantes da vila e arredores vai permitir a redução de doenças. Pediu às entidades competentes o reforço no fornecimento de energia eléctrica,
O governador Henrique Júnior frisou que a distribuição de água potável às diversas comunidades é uma das prioridades do Executivo e das autoridades provinciais, de forma a garantir os bens de primeira necessidade à população.

Outras acções

O responsável máximo da província anunciou que dentro de cinco meses o Ministério da Energia e Águas vai realizar outro programa de distribuição, para beneficiar as populações das zonas mais recônditas de Camabatela.
O governador Henrique Júnior recomendou a preservação dos chafarizes e de outros meios postos à disposição, para garantia de maior durabilidade do projecto.
Os cidadãos, disse o governador, devem racionalizar o consumo, evitando torneiras abertas, lavagem de carros de forma anárquica, tendo afirmado que o Governo Provincial do Kwanza-Norte trabalha no sentido de cada municipalidade possuir agentes sociais para a sensibilização das populações em relação à protecção e preservação dos bens do Estado.
Das obras em curso na região destaque também para as dos sectores da Saúde e da Educação.

Tempo

Multimédia