Províncias

Melhoram níveis de saúde pública

Marcelo Manuel | Cazengo

As autoridades sanitárias do Cuanza Norte, em parceria com a empresa Soluções em Higiene e Saúde, promoveram, durante o mês de Abril, 1.086 palestras, a construção de 89 latrinas e 136 novos aterros sanitários, em várias comunidades da província.

A coordenadora técnica do Programa de Agentes Comunitários de Saúde, Giovana Barros Ribeiro, adiantou que os trabalhos foram executados por uma equipa composta por 318 agentes comunitários, 36 supervisores de campo e nove gestores de programas. O programa cobre e acompanha os dez municípios da província e em especial o bairro do Camungo, em Ndalatando.
No mês de Abril foram cadastradas 30.514 famílias, com um total de 128.578 pessoas, das quais 1.415 gestantes e 21.108 crianças menores de cinco anos, que receberam diversas informações diárias sobre saúde ao domicílio. />Uma campanha de vacinação teve lugar no município de Ambaca, principalmente nos bairros Kissunga II, Muenda e Povo Longe, onde foram imunizadas mulheres em idade fértil, homens e 375 crianças menores de cinco anos.
Campanhas de limpeza estão programadas este mês no rio Camungo e bairro Banga e restantes comunidades da província, bem como palestras e oficinas pedagógicas sobre tratamento das águas de cacimbas com cloro, preparação e uso do soro caseiro, importância da vacinação, prevenção e combate à malária.

Tempo

Multimédia