Províncias

Merenda escolar chega a todos os municípios

André Brandão | Ndalatando

As autoridades da província do Kwanza-Norte alargaram a merenda escolar a todas as escolas primárias e aumentaram o número de Programas Infantis e de Educação Comunitária, (PIC- PEC), revelou o director da Educação.


Velhinho de Barros, que deu esta informação à imprensa durante o conselho provincial da criança, referiu que, até ao ano passado, apenas os municípios de Cambambe, Cazengo, Golungo Alto, Lucala e Samba Cajú estavam abrangidos pela distribuição da merenda escolar.
O conselho defendeu a criação de condições para um acompanhamento rigoroso dos compromissos sobre a esperança de vida, segurança alimentar e nutricional, registo de nascimento, educação da primeira infância, primária e profissional.
Os membros assumiram o compromisso de um melhor acompanhamento da justiça juvenil, prevenção do impacto do VIH/Sida nas famílias e nas crianças, combate à violência contra a criança, competências familiares e eficiente divulgação dos 11 compromissos para com as crianças.
Recomendaram, ainda, o incremento e consolidação do processo de revitalização dos serviços municipais de saúde, incremento da sinalização rodoviária próximo das instituições infantis, expansão rápida do registo de nascimento de crianças nas zonas rurais, assim como a criação de um banco de dados das crianças menores de cinco anos, designadamente taxas de natalidade e mortalidade, índice de má nutrição e principais patologias.

Tempo

Multimédia