Províncias

Milhares de crianças foram imunizadas

O director municipal dos Serviços de Saúde de Bolongongo, António Fernando, informou que 2.897 crianças, menores de cinco anos, foram imunizadas contra a pólio, na última campanha de vacinação no município, a 150 quilómetros da cidade de Ndalatando, sede provincial do Cuanza Norte.

Campanha de vacinação com bons resultados
Fotografia: Dombele Bernardo |

António Fernando disse à Angop que foram mobilizados 40 cidadãos, entre os quais 16 vacinadores e dez mobilizadores, além de voluntários e supervisores para assegurar a campanha de vacinação.
O êxito alcançado, acrescentou, deveu-se à colaboração dos pais e encarregados de educação e à entrega dos técnicos envolvidos, disponibilidade logística e de outros meios, assim como o apoio das autoridades administrativas e tradicionais. As equipas de vacinação atingiram todas as áreas da circunscrição, até as de difícil acesso, como as aldeias de Mulengo, Praia Canzele e Cote, disse António Fernando.
O município de Bolongongo, com 12.612 habitantes, distribuídos em três comunas, possui uma rede sanitária constituída por dez unidades, asseguradas por 14 enfermeiros e 26 agentes de apoio.
No município do Golungo Alto, as autoridades sanitárias imunizaram 7.545 crianças dos zero aos cinco anos contra a poliomielite, ultrapassando as previsões de 7.084, de acordo com o supervisor  do programa alargado de vacinação no município, António Domingos João.
António Domingos apontou o apoio das autoridades administrativas e tradicionais, assim como entidades religiosas que trabalharam na mobilização da população para vacinarem as suas crianças.  A campanha de vacinação, acrescentou António Domingos, foi assegurada por 91 técnicos, entre vacinadores, supervisores e mobilizadores.

Tempo

Multimédia