Províncias

Milhares de famílias na campanha agrícola

Marcelo Manuel | Ndalatando

Mais de 75 mil famílias camponesas, de 634 aldeias, vão estar envolvidas na presente campanha agrícola na província do Kwanza-Norte, informou o director da Agricultura.


Mesquita Humberto, que falava na comunidade do Quirima do Hola, município do Cazengo, durante a abertura oficial da campanha agrícola a nível da província, referiu que foram mobilizados novos equipamentos para a mecanização e 39 técnicos para prestar assistência aos camponeses e a todas as áreas produtivas.
Vão estar disponíveis 1.290 hectares para cultivo, com uma previsão de colheita de 776.885 toneladas de produtos, principalmente mandioca, feijão, batata e hortaliças. Aos camponeses vão ser distribuídas 30 toneladas de sementes de milho e feijão manteiga, 90 toneladas de adubo, além de instrumentos de trabalho diversos, principalmente catanas.
Nesta campanha agrícola os camponeses vão poder contar com o relançamento do crédito agrícola de campanha, que está actualmente na fase de registo dos seus comités de pilotagem a nível dos municípios.
O director da Agricultura recordou que na campanha agrícola passada foram colhidas 1.029.921 toneladas de produtos diversos, sobretudo nos municípios de Cazengo, Banga, Bolongongo, Lucala, Golungo Alto, Quiculungo e Samba Cajú.
O vice-governador do Kwanza-Norte para o sector técnico e infra-estruturas, Erlindo Lidador, defendeu a criação de condições objectivas para o surgimento e desenvolvimento da agro-indústria na região. Recordou, a propósito, que o Kwanza-Norte possui solos adequados e recursos hídricos que podem suscitar uma maior ambição dos agricultores.
Realçou, ainda, as relações entre os técnicos agrários e associados agrícolas como garantia do sucesso das metas traçadas em cada ano de produtividade. “Os agricultores devem ter conhecimento das novas técnicas agrícolas para melhorar os níveis de produção e isso só é possível com a interacção com os técnicos agrónomos espalhados pela província”, concluiu.

Tempo

Multimédia