Províncias

Milhares de fiéis em peregrinação

Mais de dois mil fiéis católicos provenientes de vários pontos de Angola participam, hoje, na peregrinação anual ao santuário de N’dalatando (Kwanza-Norte).

Dois mil fiéis católicos caminha para o santuário da
Fotografia: Jornal de Angola

A capital da província do Kwanza-Norte acolhe mais de dois mil fiéis católicos saídos de vários pontos de Angola para participarem da peregrinação anual ao santuário de N’dalatando, que se celebra hoje.
Na igreja católica do Kwanza-Norte, a principal peregrinação é realizada todos os anos no santuário “Maria Auxiliadora de Ndalatando”, numa promoção dos padres salesianos de “Dom Bosco”.
De acordo com o coordenador da actividade, padre Júlio César, a peregrinação deste ano enquadra-se nas festividades do 24 de Maio, dia de “Maria Auxiliadora” (padroeira do santuário com o mesmo nome e da paróquia local) e terá como atractivo fulcral uma caminhada pedestre, de cerca de cinco quilómetros, pelas principais artérias da cidade de Ndalatando, cuja temática é a família como núcleo central da socieade.
De acordo com o missionário, a escolha do tema tem como propósito levar os crentes a analisar os actuais problemas que afligem as famílias e dos esforços da igreja para o resgate dos valores morais e a união familiar. “Vimos que a família é um tecido da sociedade que está a ser danificado e os pais manifestam-se preocupados com a adesão massiva dos seus filhos e educandos às práticas incorrectas, traduzidas no uso de drogas, alcoolismo e outras atitudes contrárias aos valores morais” afirmou o missionário.
De acordo com o sacerdote Júlio César, a igreja, ao escolher a família como tema central da peregrinação, está apostada no equilíbrio da educação sistemática como projecto educativo capaz de contribuir para a libertação dos jovens de atitudes negativas, em prol do alcance de modelos de famílias aceitáveis.
O padre Júlio César disse que o fim da peregrinação será marcado por um momento de oração e reflexão à volta da palavra de Deus.

Tempo

Multimédia