Províncias

Milhares de pessoas beneficiam de água

Cerca de 20 mil pessoas do município do Golungo Alto, província do Cuanza Norte, beneficiam do abastecimento de água potável, como resultado da implementação de programas governamentais na região, sublinha um relatório distribuído no sábado à imprensa.

O documento refere que no âmbito da implementação do Programa Municipal Integrado de Desenvolvimento Rural e Combate à Pobreza, relativo ao período de 2010 até ao primeiro semestre deste ano, foi possível melhorar o abastecimento de água a milhares de habitantes da região.
O município regista, nos últimos anos, níveis de desenvolvimento aceitáveis, destacando a construção, no período em análise, de três sistemas de captação, tratamento e distribuição da água nas comunas de Cambondo, Cerca e de Kiluanji.
A abertura de seis furos equipados, com bombas manuais, de três pontos de água, em pequenos sistemas, e a construção de 32 chafarizes, bem como de 28 lavandarias, fazem ainda parte das realizações.
No domínio do saneamento básico, o documento relata a edificação de dois balneários públicos, no mercado do Triângulo, e de dez latrinas, no bairro Limitada, adjacente à sede municipal.
Com uma área de 1.989 quilómetros quadrados, o município do Golungo Alto tem uma população de 29.259 habitantes. A sua sede, Golungo Alto, dista 54 quilómetros a Noroeste de Ndalatando, capital da província.

Tempo

Multimédia