Províncias

Município conta em breve com nova unidade sanitária

O município do Lucala, a 36 quilómetros da cidade de Ndalatando, tem em breve um Hospital Municipal, no quadro do Programa de Investimentos Públicos do Governo Provincial do Cuanza Norte.

Hospital contribui para a melhoria da assistência médica aos habitantes do município
Fotografia: Marcelo Manuel|Lucala

ala, a 36 quilómetros da cidade de Ndalatando, tem em breve um Hospital Municipal, no quadro do Programa de Investimentos Públicos do Governo Provincial do Cuanza Norte.O administrador municipal do Lucala, José Teixeira da Conceição, realçou que além de contribuir para a melhoria da assistência médica às populações e das condições de trabalho dos funcionários, o Hospital Municipal vai desafogar o Centro de Saúde.
O Centro de Saúde atende, além dos habitantes locais, outros pacientes provenientes do município de Cacuso, na província de Malanje. Em função da localização geográfica do município do Lucala, situado na Estrada Nacional 230, que liga Luanda e Malanje, o novo hospital dá maior resposta às vítimas de acidentes que ocorrem com frequência naquela via.
José da Conceição disse ainda que o novo hospital, cujas obras terminam dentro de 11 meses, vai dispor de serviços de atendimento médico especializado, com destaque para bloco operatório, laboratório de análises clínicas, banco de sangue, raio-X, entre outros.
O município do Lucala conta com nove unidades sanitárias, sendo sete Postos Médicos, um Centro Materno-infantil e um Centro de Saúde, com as actividades asseguradas por quatro médicos e 30 enfermeiros.

Tempo

Multimédia