Províncias

Município do Cazengo apoia mulher rural

Manuel Fontoura | Ndalatando

Zavula, na comuna da Canhoca, e Quirima dos Embondeiros, município de Cazengo, contam com Centros Comunitários Integrados de Apoio à Mulher Rural, inaugurados pelo vice-governador do Cuanza Norte para o sector Político e Social, José Alberto Kipungo.

As camponesas vão ser acompanhadas por agrónomos para aumentarem a produção
Fotografia: Dombele Bernardo

Os Centros Integrados contam com moagens, sala para aulas de alfabetização, formação em gestão de pequenos negócios, palestras sobre a importância do aleitamento materno, planeamento familiar, vacinação e outras actividades.
Em relação ao sector da agricultura, os técnicos vão ajudar os camponeses a melhorar o cultivo para produzirem excedentes, uma vez que as estradas estão a ser reabilitadas para melhor escoamento da produção.
De acordo com a administradora municipal do Cazengo, Edvijes de Jesus Ribeiro, no quadro do Programa de Combate à Pobreza, o Programa de Aquisição de Produtos Agro-pecuárias (PAPAGRO) vai igualmente ficar instalado no Centro Comunitário Integrado de Apoio à Mulher Rural, com o objectivo de melhorar a qualidade de vida das populações.
A administradora do Cazengo disse que a par do projecto de a­proveitamento do cacusso no ­Mucoso, Cambambe, nasce igualmente o primeiro projecto-piloto com a mesma finalidade no município do Cazengo, em Cambonda, arredores de Zavula.
De acordo com Edvijes de Jesus Ribeiro, a reprodução do peixe cacusso e outras espécies naquela localidade vai ser de grande valia para a população.
Dentro do plano de acção para este ano, a Administração Municipal do Cazengo vai construir cinco casas para os técnicos da Educação e Saúde. São igualmente construídos novos sistemas de tratamento e distribuição de água nas localidades de Tombo-Tombo, Queta e Quilómetro 11.
A Administração Municipal do Cazengo, além da reabilitação já em curso da via e Protótipo a Cambonda e construção da ponte sobre o rio Lua, tem igualmente na sua agenda a reabilitação do troço Quissecula-Tumbinga, além de projectos ligados ao Programa de Investimentos Públicos, a exemplo da reabilitação das escolas do bairro da Kipata, a construção de duas escolas com 22 salas e um centro infantil.

Tempo

Multimédia