Províncias

Notificados novos casos no município de Ambaca

Novos casos de VIH-Sida, num total de 27, foram notificados pelas autoridades sanitárias do município de Ambaca, no Cuanza Norte, em 2014, o que representa um incremento de 11 casos em relação ao ano anterior, em que se registou 16.

Autoridades sanitária do município estão preocupados com aumento dos casos
Fotografia: Santos Pedro

O médico Caetano José Miguel disse que houve um aumento vertiginoso de registo de casos da doença desde a abertura do Centro de Aconselhamento e Testagem Voluntária (CATV) do município, em 2009.
Em 2009, ano da abertura do CATV, o município de Ambaca registou apenas três casos de VIH-Sida, número que cresceu para 12 casos em 2010, 11 em 2011, nove em 2012, 16 em 2013 e 27 casos em 2014. Para se inverter o quadro actual, Caetano José Miguel realçou que as autoridades sanitárias têm desenvolvido várias acções, como a promoção de feiras para testagem voluntária do VIH-Sida, campanhas de sensibilização e palestras sobre as medidas de prevenção da doença.
Das estratégias para o combate da doença, consta ainda o reforço da formação dos jovens sobre educação sexual, importância do uso do preservativo, promoção da abstinência e fidelidade conjugal.
Desde a abertura do CATV de Ambaca, em 2009,  a instituição registou 78 casos positivos de VIH-Sida. Ambaca é um município do Cuanza Norte, situado 180 quilómetros a norte de Ndalatando, capital da província, com uma extensão territorial de 3.080 quilómetros quadrados, que compreendem cinco comunas.

Tempo

Multimédia