Províncias

Novos casos suspeitos de cancro

Pelo menos 48 casos suspeitos de cancro da mama, da próstata e do colo do útero foram registados, num universo de 382 testes das referidas patologias, pelo Núcleo de Oncologia do Cuanza Norte, entre os meses de Janeiro e Setembro deste ano, informou ontem o seu responsável.

Francisco Cahango salientou que dos diagnósticos suspeitos, 20 são de nódulo na mama, 16 de colo do útero, dois da próstata e igual número de tumores malignos, que foram transferidos para o Centro Nacional de Oncologia, em Luanda, para diagnóstico preliminar e posterior tratamento.
Os pacientes que acorreram à instituição, desde o princípio do ano, têm idades entre os 12 e os 45 anos, todos submetidos a testes de mamografia, para a determinação de cancro da mama, e rastreio ginecológico através de citologia, o chamado “Papanicolau”, para a detecção precoce de cancro do colo do útero.
O Núcleo Provincial de Oncologia do Cuanza Norte funciona actualmente com cinco técnicos e dispõe de condições para a realização de exames para o diagnóstico precoce do cancro. Os casos confirmados são transferidos para Luanda.
A par das acções de prospecção, Francisco Cahango disse que o núcleo está igualmente empenhado na mobilização das pessoas, principalmente as mulheres, sobre os primeiros sinais do cancro, métodos de prevenção e importância da realização dos testes.

Tempo

Multimédia