Províncias

Organização forma docentes da região

Um total de 1 74 professores do ensino primário foi capacitado, nos municípios de Golungo Alto e Samba Caju, província do Cuanza-Norte, durante uma acção formativa, no âmbito do programa "40 sessões pedagógicas", promovida pela organização não governamental norueguesa Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo (ADPP).

Formação surge para aumentar a capacidade pedagógica
Fotografia: Paulo Mulaza | Edições Novembro


De acordo com uma nota de imprensa a que a Angop teve acesso, em Ndalatando, o programa de formação foi implementado pela Escola de Professores do Futuro de Lucala, afecta à ADPP, num processo com a duração de cerca de nove meses.
Durante a formação, os participantes abordaram temas como “As qualidades de um professor”, “O que é uma criança”, “O que é apreender”, “Métodos de ensino” e “A escola como uma instituição cultural”, entre outros assuntos.

Objectivo do projecto
O projecto teve como objectivo facilitar a capacitação pedagógica dos professores que leccionam no ensino primários que não têm nível académico suficiente para ingressar numa instituição de formação do magistério primário.
Com  o ciclo de formação a que foram submetidos, agora os professores estão melhor preparados para lidarem com as várias disciplinas que lecionam.

Participantes
Os participantes foram formados através de um programa semanal subdividido em quatro horas de sessões teóricas e igual período de exercícios práticos em ambiente escolar, durante 40 semanas, para além do estágio, baseado na promoção de iniciativas de desenvolvimento em comunidades rurais.
A formação, cuja cerimónia de outorga de certificados iniciou na quarta-feira, foi implementada em parceria com o Ministério da Educação e financiada pela KOIKA, através da Embaixada da Coreia do Sul em Angola.

Tempo

Multimédia