Províncias

Partos seguros no município de Quiculungo

Os serviços de parto estão mais seguros no Centro Materno Infantil do Hospital Municipal do Quiculungo, que registou um total de 289 nascimentos, sem registo de nados mortos, durante o ano passado.

As estatísticas de partos daquela unidade clínica da província do Cuanza Norte referem que houve mais de 123 casos em relação ao ano anterior, de acordo com um relatório da instituição.
Durante o período em referência, segundo o documento, registaram-se na região quatro casos de mortes maternas, provocadas por diversas patologias, com realce para a malária.
O relatório refere que, no mesmo período, foram realizadas 860 consultas pré-natais, das quais 323 pela primeira vez. Deste número, 280 mulheres gestantes receberam o tratamento de prevenção contra a malária e outras doenças comuns entre as grávidas.O documento salienta ainda que 387 mulheres em idade fértil aderiram às consultas de planeamento familiar, tendo sido tratadas 291 com a depoprovera e 96 outras com pílulas.
O município de Quiculungo tem duas salas de parto, sendo uma no Hospital Municipal e outra no sector de Bengueje. Esta última está inoperante por falta de pessoal. A municipalidade tem 10.060 habitantes, maioritariamente camponeses, distribuídos por 30 aldeias e quatro zonas urbanas.

Tempo

Multimédia