Províncias

Pensionistas são chamados a fazer as provas anuais de vida

Manuel Fontoura | Ndalatando

Todos os pensionistas da província do Kwanza-Norte que até ao momento ainda não apresentaram a prova de vida e aqueles que ainda não levantaram os seus cartões, são obrigados a regularizarem a sua situação junto do Instituto de Segurança Social e na agência do Banco de Poupança Crédito (BPC).

Todos os pensionistas da província do Kwanza-Norte que até ao momento ainda não apresentaram a prova de vida e aqueles que ainda não levantaram os seus cartões, são obrigados a regularizarem a sua situação junto do Instituto de Segurança Social e na agência do Banco de Poupança Crédito (BPC).  A responsável do Instituto Nacional de Segurança Social no Kwanza-Norte, Alcina do Santos Fortunato, informou que na província estão registados 2.184 pensionistas, dos quais 1.710 já fizeram a sua prova de vida.
“A primeira fase deste processo começou em Agosto do ano passado e a segunda em Janeiro, devendo terminar em Abril”, referiu Alcina Fortunato. Nesta fase são apenas incluídos os pensionistas que até ao dia 30 completam um ano desde a altura em que foram inseridos na base de dados do Instituto Nacional de Segurança Social. Acrescentou que os pensionistas acamados estão a ser reconfirmados pelos seus familiares e a sua prova de vida deve ser feita em tempo oportuno. 
Alcina Fortunato disse que durante o processo de registo dos pensionistas, para além da equipa fixa instalada no posto de atendimento da instituição, uma outra equipa de técnicos desloca-se regularmente aos municípios para atender todos os beneficiários aí residentes. O pagamento das pensões através do banco melhorou significativamente de há um tempo a esta parte, evitando as enchentes nos balcões do INSS.
“Os salários dos pensionistas são inseridos nas respectivas contas no dia 20 de cada mês”, referiu Alcina Fortunato, sublinhando que o Instituto de Segurança Social no Kwanza-Norte dispõe de 26 funcionários que prestam um atendimento personalizado a todos os utentes.

Tempo

Multimédia