Províncias

Posto de saúde melhora assistência à população

Marcelo Manuel | Lucala

A assistência médica e medicamentosa na localidade da Mataba-Dondo, município do Lucala, no Cuanza -Norte, vai conhecer dias melhores, na sequência da inauguração de um posto de saúde que vai atender, diariamente, 30 pacientes.

Objectivo das autoridades é baixar o índice de mortalidade
Fotografia: DR

Construído no âmbito do programa de melhoria dos serviços de saúde, num período de dois anos, o imóvel ficou orçado em 20 mil-hões de kwanzas. 

Segundo o administrador municipal do Lucala, Mateus Garcia, o posto de saúde vai servir os 200 habitantes de Mataba e de outras populações das proximidades.
O posto de saúde, acrescentou, vai jogar um papel importante na promoção e prevenção da saúde humana, a par de poupar dinheiro aos cidadãos que anteriormente percorriam oito quilómetros até Coio, em busca de assistência sanitária. Afirmou que em Junho a aldeia de Mataba vai, pela primeira vez desde a sua criação, beneficiar do fornecimento de energia eléctrica, fornecida por um grupo gerador de 120 KVA.
“Os trabalhos estão em curso e neste momento de-corre a instalação da rede de iluminação pública e domiciliária”, sublinhou.
O município ganhou, de igual modo, uma casa protocolar, com três quartos, e uma direcção municipal dos serviços de Educação, construída de raiz, em substituição de um imóvel do tempo colonial.
Mataba-Dondo é uma aldeia situada a 45 quilómetros da comuna de Kiangombe, município de Lucala. Tem mais de 200 habitantes que vivem, maioritariamente, da caça, pesca e agricultura de subsistência. Os produtos mais cultivados na região são a mandioca, feijão, ginguba, banana e inhame.

Tempo

Multimédia