Províncias

Profissionais exortados a reforçar humanização

Os profissionais do sector Saúde no município de Ambaca, no Cuanza Norte, foram exortados, na sexta-feira, a exercerem as suas tarefas com ética e sem discriminação, visando oferecer um atendimento mais humanizado às populações.

Técnicos de saúde cada vez mais empenhados
Fotografia: José Soares | Edições Novembro

O director municipal do sector, Jeremias Simão José, por ocasião do 7 de Abril, Dia Mundial da Saúde, referiu que não basta o profissional  ter uma boa formação, é necessário que tenha também sensibilidade e respeito por quem sofre, para que possa cumprir as exigências da profissão.
Jeremias José considerou  a superação profissional, a boa atitude e disposição, como fundamentais para transmitir  confiança e conforto aos pacientes, pressupostos determinantes para a sua recuperação. “O  7 de Abril deve servir como dia de reflexão para a classe no município, visando aferir o desempenho pessoal e colectivo no concernente ao atendimento das pessoas que acorrem as diversas unidades sanitárias do município”.
Jeremias José considerou razoável a Saúde no município e lembrou que as autoridades locais constituíram equipas avançadas para garantir a assistência médico-medicamentosa às pessoas que vivem em zonas recônditas da circunscrição, situação que tem permitido o respeito e materialização de um dos direitos constitucionalmente consagrados. A depressão é o tema escolhido pela OMS para as celebrações da efeméride em 2017 e, neste particular, Jeremias José revelou não serem comuns os casos de depressão, mas entende que o combate à discriminação, através de uma assistência mais humanizada e inclusiva, evita o isolamento do paciente e o desenvolvimento de doenças de fórum mental.
O Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1948, como forma de manter o bom estado de saúde das pessoas em todo o mundo, e também para alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população mundial. Oficialmente comemorado a 7 de Abril desde 1950, o Dia Mundial da Saúde tem como  objectivo  consciencializar  as pessoas para a importância da preservação da saúde.

Tempo

Multimédia