Províncias

Província com insuficiência de postos de emissão de Bilhete de Identidade

Os cidadãos do Kwanza-Norte solicitaram ontem em Ndalatando, sede da província, a abertura de mais postos de emissão do Bilhete de Identidade (BI), com vista a facilitar o atendimento.

Falta de energia e a lentidão da rede da Internet concorrem para o atraso na emissão do BI
Fotografia: Jornal de Angola

Os cidadãos do Kwanza-Norte solicitaram ontem em Ndalatando, sede da província, a abertura de mais postos de emissão do Bilhete de Identidade (BI), com vista a facilitar o atendimento.
Numa ronda efectuada pela Angop, vários utentes entrevistados foram unânimes em reconhecer que as enchentes que se registam actualmente no Departamento Provincial de Identificação do Kwanza-Norte, onde funciona o único posto de emissão do Bilhetede Identidade, prejudicam o bom andamento dos serviços.João Domingos disse que tal situação se deve ao facto de a província possuir um único posto fixo para a emissão do BI, fazendo com que muitos aguardem durante muito tempo pela emissão do documento.
António Simão, agastado com as longas filas de espera que se registam na instituição, disse não perceber por que que um sistema concebido para emitir na hora leve dias ou semanas para a emissão do Bilhete de Identidade, tendo sugerido a abertura de mais postos para desafogar o único existente.
Esperança Gregório, responsável do Departamento Provincial de Identificação Civil e Criminal do Kwanza-Norte, apesar de reconhecer a necessidade de abertura de mais postos de atendimento, atribui também as enchentes ao facto de a população só ter preocupação em tratar documentos quando confrontados com problemas institucionais, tais como nas vésperas de concursos de ingresso na função pública, ao invés de o fazerem em tempo oportuno. A responsável alegou que dentre outros factores que concorrem para tal situação constam a falta de energia eléctrica, provocada por um curto-circuito que danificou alguns equipamentos informáticos essenciais, bem como a lentidão da rede de Internet na qual o sistema de emissão dos Bilhetes está ligado.
O sector de Identificação emite diariamente mais de 200 Bilhetes de Identidade, uma cifra considerada positiva a julgar pelo número de cidadãos que procuram aqueles serviços nesta região. O esforço estão a ser feito para solução docaso.

Tempo

Multimédia