Províncias

Rede eléctrica em reabilitação

A rede de distribuição de electricidade do Dondo, sede do município de Cambambe,na província do  Kwanza-Norte está a ser reabilitada. As obras contemplam a montagem de 18 novos postos de transformação em todos os bairros. O sistema de iluminação pública está previsto nas obras, que começaram em Outubro.        

A cidade do Dondo vai ter 18 posto de transformação para fornecer energia à toda cidade
Fotografia: Jornal de Angola

Os trabalhos de reabilitação da rede de distribuição de electricidade da cidade do Dondo, sede do município de Cambambe, Kwanza-Norte, decorrem a bom ritmo, segundo um dos responsáveis da empresa encarregada pela empreitada, Fernando Morais.
As obras, da responsabilidade do governo da província, visam melhorar o fornecimento de energia eléctrica à cidade e contemplam a montagem de 18 novos postos de transformação em todos os bairros, a instalação de igual número de outros da rede de iluminação pública e domiciliária e ainda 30 de distribuição.
Desde o início das obras, em Outubro último, foi instalado um posto de transformação e abertas, em cerca de 60 por cento, valas para a implantação de cinco quilómetros de tubos de revestimentos dos condutores que suportarão o sistema de iluminação pública.
De entre os postos de transformação a serem instalados, quatro serão terrestres e 14 aéreos, com capacidades que variam, esclareceu a fonte, sem precisar os custos da empreitada. 
Estão igualmente em curso a construção de bases de betão para o suporte dos postos de iluminação pública e a instalação de quatro quilómetros de rede subterrânea de média tensão.
A ausência de um mapa do subsolo da cidade, que informe sobre as várias redes subterrâneas existentes, tem originado algumas contrariedades no decurso das obras, cuja conclusão dependerá da completa reabilitação e ampliação da rede eléctrica da cidade
Os trabalhos são assegurados por 25 técnicos. Quatro electricistas da administração local serão incluídos na fase de ligação, para adquirirem conhecimentos sobre a manutenção do equipamento e superação de possíveis avarias no sistema.

Tempo

Multimédia