Províncias

Redobradas medidas de combate à doença

As autoridades sanitárias da província do Kwanza-Norte estão empenhadas no reforço das acções de combate às doenças tropicais negligenciadas, com o aumento da distribuição gratuita de comprimidos do tipo “Mectizan” às populações, tendo em vista a prevenção da oncocercose (cegueira dos rios).

Medicamentos entregues gratuitamente
Fotografia: Jornal de Angola


Dados do relatório do programa provincial de controlo e combate às doenças tropicais negligenciadas, a que à Angop teve acesso, em Ndalatando, revelam que durante o ano de 2012 foram distribuídos gratuitamente comprimidos do tipo “Mectizan” (fármaco usado para a prevenção da oncocercose) a um universo de 117.160 pessoas de quatro municípios da província, identificados como sendo endémicos.
A acção, desenvolvida a nível dos municípios de Ambaca, Bolongongo, Golungo Alto e Ngonguembo, abarcou a distribuição de 127.754 comprimidos a pessoas das sedes municipais, bairros, aldeias e povoações. O município de Ambaca, com 27.432 comprimidos distribuídos, abrangeu o maior número de população imunizada no quadro da referida campanha. Ainda de acordo com o documento, para a aplicação do programa, o sector da Saúde contou com a colaboração de 1.480 distribuidores comunitários, mobilizados a nível dos respectivos municípios e submetidos a uma acção de formação sobre as regras de distribuição e orientação das populações sobre os moldes de ingestão dos medicamentos.
A campanha, levada a cabo com o apoio das administrações municipais, compreendeu uma equipa constituída por 1.878 técnicos, integrada por quadros da Direcção Provincial da Saúde, supervisores, facilitadores, distribuidores comunitários e líderes comunitários.

Tempo

Multimédia