Províncias

Registadas centenas de casos de tuberculose

André Brandão | Ndalatando

Mais de 190 casos de tuberculose foram registados, no primeiro trimestre deste ano, em seis dos dez municípios do Cuanza Norte, pelo Programa Provincial de Controlo da Tuberculose, revela um relatório a que o Jornal de Angola teve acesso.

O documento refere que das 192 pessoas com tuberculose, 19 estão igualmente infectadas com VIH/Sida, o que já resultou em dois mortos. Os municípios que mais notificaram casos foram Cazengo, Cambambe e Lucala.  A província é caracterizada como sendo endémica dessa patologia, por apresentar um clima favorável ao bacilo de Koch. Esforços estão a ser feitos pelo Programa Nacional de Controlo da Tuberculose, em parceria com o Departamento Provincial de Saúde, administrações municipais e parceiros, para reduzir a expansão da doença.
O Programa Provincial de Controlo da Tuberculose está a ser implementado em sete dos dez municípios da província, nomeadamente Ambaca, Cambambe, Cazengo, Golungo-Alto, Quiculungo, Lucala e Samba-Caju. O Governo Provincial vai estender o programa aos municípios da Banga, Bolongongo e Ngonguembo.
O Cuanza Norte, segundo o relatório, não possui médicos especialistas em toxicologia, facto que tem feito com que os doentes sejam tratados por enfermeiros formados e capacitados para o manejo e seguimento de casos de tuberculose.

Tempo

Multimédia