Províncias

Registados novos casos de VIH/Sida

Silvino Fortunato | Ndalatando

O governador do Kwanza-Norte disse num seminário, em Ndalatando, estar preocupado com o surgimento de novos casos de VIH/Sida na província e a eventual tendência de propagação.

Henrique Júnior sublinhou que, “embora os níveis ainda não sejam alarmantes o surgimento de novos casos é preocupante devido a tendência de crescimento.
O governador referiu que em contrapartida se regista “uma redução de casos de doenças de notificação obrigatória, como a malária”.No Kwanza-Norte, afirmou, houve uma redução progressiva da malária desde 2010, quando foram notificados 147.939 casos, quando este ano o número é de 60 mil.
 Neste período, disse, foram feitos trabalhos de desinfecção de cacimbas, tratamento de água para o consumo, sensibilização da população, saneamento do meio.
Essencialmente, realçou o governador, houve melhoria do abastecimento, no âmbito do programa “Água para Todos”.
Henrique Júnuir declarou que “estas medidas permitiram melhorar substancialmente a qualidade de vida das pessoas, com a diminuição de doenças, entre as quais as diarreicas agudas.
O Kwanza- Norte, referiu, dispôs este ano de 127 unidades sanitárias, com um total de 1.050 camas.O governador lembrou que este ano foi concluída a construção de um hospital sanatório na localidade do KM 11, apetrechado com meios técnicos específicos, que foram adquiridas várias ambulâncias para todos os municípios e formados 200 agentes de educação comunitária de saúde no meio rural.

Tempo

Multimédia