Províncias

Registo Civil a bom ritmo

A Administração Municipal da Banga, no Cuanza Norte, tem projectada para este ano, a intensificação das acções de registo de nascimento e atribuição de documentos de identificação civil aos cidadãos de várias aldeias e povoações da região.

O administrador municipal adjunto, Joaquim Mateus António, disse que as autoridades locais vão intensificar campanha de emissão de registos de nascimento, de cédulas pessoais e de bilhetes de identidade nas comunidades rurais.
A administração vai trabalhar com a secção do registo civil na criação de condições logísticas e aquisição material gastável indispensável para a realização do processo.
Joaquim Mateus disse que os trabalhos do registo civil vão decorrer em várias localidades das comunas da Aldeia Nova, Cariamba, Caculo Cabaça e na sede municipal.
À luz dos dados provisórios do censo geral da população e habitação, o município da Banga conta actualmente com uma população de 9. 493 habitantes, a maioria residente nas comunidades e a carecer de registo de nascimento.
O responsável do sector de registo civil na Banga, Mauro Dias, referiu que o sector  na região conta apenas com um posto fixo do registo civil, situado na sede municipal.
Lembrou que durante o ano de 2014, 1.161 cidadãos adquiriram a cidadania angolana por via do registo de nascimento,  sendo 706 menores de 14 anos e 455 adultos, maioritariamente do sexo feminino.

Tempo

Multimédia