Províncias

Reposta a torre de alta tensão no Lucala

Está reposta desde a noite de sábado a torre da linha de transportação de energia de alta tensão destruída a 4 de Janeiro pela queda de um imbondeiro, no troço Lucala (Cuanza Norte) - Luanda, a partir da barragem de Capanda.

Torre de transportação de energia foi substituída pelos técnicos da RNT e da Feeder
Fotografia: RogérioTuti | Edições Novembro

A confirmação foi feita à imprensa, no local, pelo director de gestão da rede, da empresa Rede Nacional de Transportação (RNT), Lucídio Mouzinho, adiantando que depois de nove dias de árduo trabalho a linha de 400 quilovolts de potência está em condições de entrar em serviço.  Iniciados a 6 de Janeiro, numa operação que envolveu cerca de trinta técnicos, os trabalhos começaram com a localização da avaria e a mobilização dos meios, passando pela identificação do material, desmontagem da torre destruída e montagem da nova, o que culminou com o içar da mesma e o levantamento dos cabos eléctricos.
Lucídio Mouzinho felicitou os técnicos da RNT e da “FEEDER – Engenharia e Construção”, responsável pela construção da torre, bem como os operadores da grua, pelo grande empenho durante os trabalhos. O responsável afirmou que, apesar de a avaria não ter interrompido o abastecimento de electricidade ao consumidor, o trabalho realizado aumenta a fiabilidade do sistema. Segundo Lucídio Mouzinho, a linha que interliga a barragem hidroeléctrica de Capanda (Malanje) a Luanda vai entrar em serviço imediatamente após pequenas tarefas preliminares.  A avaria produziu-se na zona de Quirima, arredores de Ndalatando, capital da província do Cuanza Norte. Durante esse período, a drenagem da electricidade para Luanda e para outras cidades servidas pela mesma rede foi feita através de outras linhas do Sistema Norte, fruto dos grandes  investimentos feitos pelo Exectivo nos últimos anos.



Tempo

Multimédia