Províncias

Terreiro constrói mais escolas

Manuel Fontoura | Ndalatando

Os habitantes da comuna do Terreiro, município de Bolongongo, contam desde sexta-feira com mais três escolas primárias, de quatro e três salas de aulas, no âmbito do programa do Executivo de expansão da rede escolar e melhoria da qualidade do ensino no país.

Crianças com possibilidades de acesso ao ensino com a inauguração de mais escolas
Fotografia: Jornal de Angola

O vice-governador para os Serviços Técnicos e Infra-Estruturas, Erlindo Lidador, inaugurou a escola localizada no centro da vila comunal do Terreiro, com quatro salas de aulas, que cerca de 360 estudantes da 7ª e 8ª classe, em dois turnos.
O governante inaugurou também duas outras escolas de três e quatro salas nos bairros Penzo e Cabila, que vão atender mais de 500 alunos, da iniciação à 5ª classe.
Os estudantes pediram ao Governo Provincial a reabilitação do parque infantil, a construção de uma quadra polidesportiva e material desportivo. Na vila comunal de Cariamba, município da Banga, a 152 quilómetros de Ndalatando, Erlindo Lidador inaugurou um novo sistema de captação e abastecimento de água, que vai atender cerca de 650 habitantes.
O sistema possui um tanque reservatório com capacidade para 540 metros cúbicos de água, uma casa onde estão instalados dois sistemas com capacidade para bombear 17 metros cúbicos de água por hora, além de um gerador de 13 KVA.
O administrador comunal de Cariamba, Fausto Cassumba, agradeceu a atenção dirigida à sua localidade, referindo que a sua população consumiu, desde sempre, água dos rios e poços. Fausto Cassumba assegurou que os programas do Executivo estão a contribuir para a rápida melhoria da qualidade de vida das populações do meio rural, com a construção de equipamentos sociais.
O vice-governador entregou kits de primeiros socorros nas escolas inauguradas no Terreiro (Bolongongo) e motorizadas e bicicletas aos profissionais da Saúde, para facilitar as consultas de rotina nas zonas mais distantes da sede.

Tempo

Multimédia