Províncias

A importância das Universidades no desenvolvimento da sociedade

Manuel Tomás| Sumbe

O vice-reitor para os assuntos científicos da Universidade Katyavala Bwila, Alberto Kitembo, realçou, ontem, no Sumbe, a importância do papel dos estabelecimentos de ensino superior no desenvolvimento das localidades em que estão inseridos.

A próxima conferência vai ser realizada na província de Benguela sede da segunda região Académica da Universidade Katyavala
Fotografia: Jornal de Angola

O vice-reitor para os assuntos científicos da Universidade Katyavala Bwila, Alberto Kitembo, realçou, ontem, no Sumbe, a importância do papel dos estabelecimentos de ensino superior no desenvolvimento das localidades em que estão inseridos.
Alberto Kitembo, que falava numa conferência sobre “perfil de actuação conjunta universidades/empresas/sociedades”, disse que as universidades, além das actividades de pesquisa e de ensino, tem, cada vez mais, de traçar planos de desenvolvimento económico local e regional.
“Uma maior participação da Universidade no desenvolvimento local, referiu, pode auxiliar o seu próprio fortalecimento”. O sector empresarial e a sociedade, frisou, constituem fontes dos principais projectos de acção das Universidades, quer no âmbito académico, adaptação ou ajustamento de programas, quer no âmbito de elaboração de planos de investigação. 
A Universidade Katiava Bwila, a funcionar há dois anos, tem, na sua região académica, desenvolvido actividades formativas e de investigação e estabelecido estratégias com parceiros.
Na conferência foram debatidos os temas “as potencialidades económicas da região académica II” [que engloba as províncias do Kwanza-Sul e de Benguela] e “perspectivas e constrangimentos de desenvolvimento na região”.  “A universidade e os desafios contextuais na região académica II”, “a universidade e o desenvolvimento da sociedade, experiência do sector empresarial e universidades estrangeiras” e “a tecnologia alimentar, um sector em desenvolvimento em prol da qualidade de vida das populações” foram outros temas em debate.
O encontro teve como principal objectivo juntar sinergias para serem traçadas estratégias para o desenvolvimento de acções de reflexão que permitam perspectivar actividades em prol da sociedade.
Os oradores foram académicos angolanos e portugueses, da Universidade do Porto.
A mesma conferência vai ser realizada na província de Benguela, sede da IIª região Académica da Universidade Katyavala Bwila.

Tempo

Multimédia