Províncias

Abertura da jornada alusiva ao Dia do Mar

Casimiro José| Sumbe

No Kwanza-Sul decorrem desde terça-feira as jornadas alusivas ao Dia Mundial do Mar, cuja abertura foi orientada pelo administrador para as operações comerciais da empresa portuária de Porto Amboim, João Perdigão Abrantes.

No Kwanza-Sul decorrem desde terça-feira as jornadas alusivas ao Dia Mundial do Mar, cuja abertura foi orientada pelo administrador para as operações comerciais da empresa portuária de Porto Amboim, João Perdigão Abrantes.
Em conferência de imprensa, João Abrantes considerou que a sociedade deve empenhar-se em proteger o mar, através de boas práticas.
Na sua dissertação, o administrador afirmou que a celebração do Dia Mundial do Mar, a 23 de Setembro, tem significado em todo o mundo, porque reflecte a preocupação das instâncias internacionais sobre o uso racional do mar como factor de desenvolvimento sustentável.
Precisou que, na última década, a Organização Internacional Marítima (IMO), uma agência das Nações Unidas, adoptou uma resolução objectivada a garantir a segurança e prevenção de acidentes, a perda de vidas humanas e evitar danos ao meio ambiente.
João Manuel Abrantes destacou que a resolução defende a promoção, evolução e uma boa gestão com boas práticas nas operações de tráfego marítimo e a liberdade do comércio marítimo.
Angola é uma nação marítima, a julgar pelos benefícios decorrentes do aproveitamento dos recursos piscatórios e extracção de hidrocarbonetos, bem como na vertente de via de comunicação com outras partes do mundo, realçou o administrador.
Assinalou que o mar angolano, pelo facto de ser detentor de enormes recursos em hidrocarbonetos líquidos e gasosos, requer que o Estado sistematize aspectos ligados à geografia, economia e segurança.
Anunciou ainda que a instituição vai desenvolver campanhas de sensibilização nos organismos públicos e privados, bem como nas comunidades, através da comunicação social, sobre o valor do mar na vida das pessoas e a essência da sua protecção.
 A concluir, explicou que a administração do porto de Porto-Amboim está a trabalhar no estudo de viabilidade sobre a construção do novo porto e está em marcha a regulamentação e o novo organigrama da empresa.

Tempo

Multimédia