Províncias

Administração municipal da Cela realça êxitos obtidos no ano findo

Casimiro José | Wako Kungo

O administrador municipal da Cela, na província do Kwanza-Sul, Isaías Bumba Luciano, fez uma avaliação positiva das acções sociais realizadas no ano findo, enquadradas nos programas de investimento público (PIP), municipais integrados e de combate à pobreza.

Administrador Isaías Bumba Luciano
Fotografia: Casimiro José | wako kungo

O administrador municipal da Cela, na província do Kwanza-Sul, Isaías Bumba Luciano, fez uma avaliação positiva das acções sociais realizadas no ano findo, enquadradas nos programas de investimento público (PIP), municipais integrados e de combate à pobreza.
Isaías Bumba Luciano, que falava por ocasião da tradicional cerimónia de fim-de-ano, apontou o sector social como o que mais investimentos teve, com realce para a educação, saúde, saneamento básico e abastecimento de água potável.
Outros avanços, segundo o administrador da Cela, incidiram no fomento da agricultura, pecuária, empreendedorismo e reforço da capacidade institucional, a implantação dos serviços municipais de segurança social e a conclusão das obras que permitiram o funcionamento do centro materno-infantil.
Entre as realizações que marcaram o exercício económico de 2012, o administrador da Cela salientou a entrada em funcionamento, em regime experimental, do sistema de a­bas­tecimento de água potável.
“Realçamos a entrada em funcionamento, em regime experimental, do sistema de abastecimento de água à nossa cidade, que se viu privada do precioso líquido por um período longo, e devo dizer que valeu o esforço do empreiteiro e do governo, que prontamente disponibilizou as verbas”, disse o administrador Isaías Bumba Luciano.
O administrador municipal da Cela reconheceu, por outro lado, o espírito empreendedor demonstrado pelo sector privado, que, a par dos projectos e programas do Executivo, empenhou-se no fornecimento de bens e serviços e na geração de empregos, como premissas dos desafios do desenvolvimento do milénio.
Isaías Bumba Luciano apontou  o estado crítico em que se encontram as vias secundárias que ligam a sede municipal da Cela às comunas e regiões produtivas da região como sendo o grande constrangimento registado em 2012.
O administrador advoga dias melhores, pelo facto do governo provincial e estruturas competentes ligadas ao sector terem concebido planos para algumas intervenções que podem alterar a situação.
Para 2013,  a administração municipal da Cela traçou objectivos que foram remetidos ao governo da província, que compreendem acções viradas para a conclusão dos projectos em curso em vários domínios, além do aperfeiçoamento da implementação do programa de cuidados primários de saúde, reajustamento de quadros nos sectores afectos à administração local, para adequar a sua actuação às exigências que o actual momento impõe.

Tempo

Multimédia