Províncias

Agricultores da Cela apresentam preocupações ao governador

Casimiro José | Wako-Kungo

Agricultores do município da Cela, província do Cuanza- Sul, solicitaram ao governador da provincial, Job Capapinha, apoio para relançarem a produção agro-pecuária.

Fotografia: EDIÇÕES NOVEMBRO

A solicitação foi feita durante um encontro que o governante manteve com representantes de associações e cooperativas de camponeses na Cela. Durante a reunião, que durou cerca de quatro horas, os agricultores apresentaram as dificuldades que emperram a sua actividade, como a escassez de insumos, falta de vacinas para a imunização do gado, dificuldades na obtenção de crédito bancário, degradação das estradas terciárias e a falta de apoio às brigadas técnicas que prestam assistência aos camponeses.
Os agricultores da Cela disseram ao governador que, para fazerem face a degradação dos solos, têm de retomar urgentemente a produção de calcário. Pediram ainda a redução de preços dos imputes.
Outra preocupação apresentada foi a inactividade de centenas de fazendas. Os agricultores reclamaram por muitas parcelas de terra aráveis estarem ocupadas mas sem serem exploradas , pelo que solicitaram a aplicação da Lei de terras.
Em resposta, o Governador Job Capapinha, prometeu resolver as dificuldades que assolam os agricultores. “Tomamos boa nota sobre as preocupações apresentadas. A nossa província, com o potencial humano e solos aráveis disponíveis, não deve continuar a registar  o índice de pobreza que tem”, frisou.
Job Capapinha salientou que o município da Cela tem um grande potencial agro-pecuário que deve contribuir, sobremaneira, para o relançamento da economia angolana.

Tempo

Multimédia