Províncias

Alunos do Sumbe concorrem à fase provincial do concurso

Victor Pedro| Sumbe

Alunos de escolas do I e II ciclos do ensino (da sexta à 12ª classe) do município do Sumbe, no Cuanza Sul, deram início ontem às provas de apuramento para a fase provincial do concurso inter-escolar referente à primeira etapa da oitava edição das Olimpíadas de Matemática.

Estudantes demonstram o que aprenderam
Fotografia: Edições Novembro

A prova, que serve para seleccionar dois candidatos por município, vai apurar os alunos com as maiores notas e que tenham feito a prova em menos tempo para a fase provincial do concurso.
Após a selecção por município, os alunos apurados vão disputar a fase provincial, que dá acesso ao concurso nacional, que reserva igualmente dois lugares.
O concurso decorre sob o lema “Com o conhecimento da Matemática, compreendemos melhor o mundo global”.
O chefe de Repartição Municipal da Educação, Ciência e Tecnologia do Sumbe, Fonseca António, explicou que a prova visa essencialmente despertar o gosto pela Matemática e pelas ciências no geral, motivando-os na escolha profissional nas carreiras científicas e tecnológicas.
O responsável referiu ainda que a intenção é também estimular o hábito pelos estudos, aprofundar cada vez mais o conhecimento da disciplina de Matemática entre os alunos desde cedo, de modo a ajudá-los a criar habilidades, por meio da resolução de exercícios e problemas.
Fonseca António disse que a melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem é um indicador prioritário para o Governo e sociedade em geral, que só será possível alcançar caso os professores e alunos se aplicarem ao máximo na busca do conhecimento científico.
O chefe de repartição aproveitou a ocasião para exortar o corpo de jurados do concurso no sentido de observar valores como a imparcialidade, transparência e o rigor que o concurso exige, para que não se prejudique nenhum candidato.
Fonseca António desejou sorte aos concorrentes e pediu que os mesmos se empenhem durante o exame, por forma a alcançarem bons resultados e elevarem o bom nome do município.
O exame, que apura os participantes à fase nacional, está previsto para o mês de Julho do corrente ano.

Tempo

Multimédia