Províncias

Amboim conta com um novo serviço sanitário

Casimiro José | Gabela

O novo serviço de pediatria do Hospital Municipal do Amboim, construído na vila da Gabela, veio melhorar o atendimento, reconheceu o seu director administrativo, Nelson Machado,

Hospital Pediatria oferece comodidade
Fotografia: Casimiro José

O novo serviço de pediatria do Hospital Municipal do Amboim, construído na vila da Gabela, veio melhorar o atendimento, reconheceu o seu director administrativo, Nelson Machado,
O serviço de pediatria é um grande ganho para os munícipes, pois vai dar mais comodidade às crianças e aos seus acompanhantes, indicou Nelson Machado. A nova unidade pediátrica tem 50 camas. Nesta altura estão a ser montados os equipamentos nas diferentes dependências. O edifício foi construído em 11 meses.
 O responsável administrativo do hospital do Amboim está preocupado com o abandono das obras da maternidade, pelo empreiteiro. “As obras de construção da maternidade do Hospital Municipal do Amboim, por razões até aqui desconhecidas, foram abandonadas há nove meses pela empresa Jardins Dimas, empreiteiro a quem tinham sido adjudicadas as obras para a sua reabilitação”, disse Nelson Machado. A situação está a criar dificuldades às autoridades municipais da saúde no atendimento às mulheres grávidas. “O empreiteiro simplesmente abandonou as obras de reabilitação da maternidade colocando-nos numa situação embaraçosa”, acrescentou.
O Hospital do Amboim tem 13 médicos, nove técnicos médios, um técnico de diagnóstico terapêutico, 78 enfermeiros de vários escalões, três catalogadores e quatro vigilantes.  Presta serviços de medicina, pediatria, cirurgia, ortopedia, ortoprotesia, ginecologia, obstetrícia e tem um Centro de Aconselhamento e Testagem Voluntário.
A falta de um banco de sangue, uma morgue, aparelhos de ecografia e de radiologia e de meios de transporte são as principais dificuldades da unidade hospitalar.

Tempo

Multimédia