Províncias

Associação cristã apoia agricultores

Manuel Tomás | Sumbe

Os habitantes das comunas do Dumbi (município de Cassongue), Kissanga Kungo (Cela) e Cariango (Quibala), estão a beneficiar de um projecto de desenvolvimento comunitário sobre a adaptação às mudanças climáticas, que está a ser levado a cabo pela Associação Cristã da Mocidade Regional do Kwanza-Sul (ACM-KS).

Projecto tem originando mudanças significativas na vida das comunidades rurais
Fotografia: Fernando Camilo | Sumbe

O director da associação, Ernesto Cassinda, disse que o projecto tem originado mudanças significativas na vida das comunidades rurais a nível individual e familiar. Salientou que é importante a tomada de consciência das mudanças que ocorrem ao clima.
Até 2017, a associação pretende trabalhar num programa de desenvolvimento sustentável, com vista a fortalecer as capacidades organizativas e participativas das populações, por meio de áreas temáticas, com destaque para o direito à terra e meios de vida sustentáveis.
Ernesto Cassinda referiu que o programa trata de temas relacionados com a juventude e cidadania, tendo como meta o fortalecimento do exercício activo na vida política e pública da província.
 Os jovens têm recebido informações sobre questões ligadas à promoção da cidadania, educação cívica, baseada nos direitos civis e políticos, sociais e económicos, voluntariado e igualdade de género.
 O   director da ACM-KS falava à margem do lançamento de quatro vídeos participativos sobre as mudanças climáticas, junto das populações das aldeias da comuna de Cariango, no município da Quibala. As comunidades estão satisfeitas com o programa, por estar a contribuir para a erradicação da pobreza.
“ Ideia foi de usar a metodologia de produção de vídeo participativo como uma ferramenta para apoiar os esforços destas organizações na mitigação dos impactos das mudanças climáticas na vida das pequenas  produtoras, famílias camponesasda África sub-sareana”, frisou o responsável.
A ACM funciona na província do  desde 1991 e a sua acção está virada para a ajuda às camadas mais desfavorecidas, nos casos de emergência, reabilitação de infra-estruturas sociais e desenvolvimento rural comunitário, contribuindo para o combate à pobreza.

Tempo

Multimédia