Províncias

Aumentam na província os casos de tuberculose

No Cuanza Sul registaram-se no primeiro trimestre deste ano 308 casos de tuberculose, mais 50 do que em igual período de 2013, disse à Angop um responsável do sector.

Serviços municipais de saúde têm envidado esforços para evitar a propagação da doença
Fotografia: JAIMAGENS

O supervisor da área de tuberculose afirmou que a situação é preocupante por os casos tenderem a aumentar devido às condições sociais de muitas famílias, abandono de tratamento e crendices.
Antero Paulino referiu haver medicamentos suficientes, mas que faltam laboratórios nos municípios. Para evitar a propagação da doença, declarou, os serviços municipais de saúde têm em curso a realização de campanhas de sensibilização sobre as formas de prevenção e tratamento da doença.
Entretanto, duas das 11 crianças afectadas pelo surto de sarampo no Mussende morreram, disse o inspector municipal da Saúde. Baptista Francisco afirmou ser preciso que os enfermeiros nas unidades sanitárias estejam atentos aos diagnósticos para se evitar uma epidemia no município.
As amostras enviadas para os laboratórios em Luanda, referiu, deram positivo e por isso decorre curso uma campanha de vacinação no município para impedir o alastramento do surto.
O inspector municipal da saúde lembrou que o sarampo é altamente contagioso e afecta principalmente as crianças.
Os sintomas iniciais, que geralmente aparecem entre oito a 12 dias após a infecção, são febre alta, olhos vermelhos e pequenas manchas brancas na parte interna da boca.

Tempo

Multimédia