Províncias

Bom ano agrícola para o Mussende

Manuel Tomás | Sumbe

Camponeses do município do Mussende, província do Kwanza-Sul, esperam óptimas colheitas na campanha agrícola 2012/2013, tendo em conta a regularidade das chuvas na região, segundo o chefe da repartição municipal da Agricultura.

Direcção provincial da Agricultura apoia camponeses com sementes e instrumentos de trabalho para poderem aumentar a produção
Fotografia: Jornal de Angola

Camponeses do município do Mussende, província do Kwanza-Sul, esperam óptimas colheitas na campanha agrícola 2012/2013, tendo em conta a regularidade das chuvas na região, segundo o chefe da repartição municipal da Agricultura.
Domingos Faustino disse que foram preparados 19.450 hectares e que estão envolvidas 14.992 famílias, enquadradas em 52 associações de camponeses e 12 cooperativas agrícolas, que podem colher acima de 100 mil toneladas de produtos diversos.
“Mais de 15.560 hectares já estão trabalhados”, referiu o responsável da Agricultura, acrescentando que os camponeses da região trabalham manualmente, com instrumentos rudimentares, e produzem, sobretudo, milho, feijão, mandioca e hortícolas.
Domingos Faustino adiantou, contudo, que os camponeses vão ter apoio em sementes de milho, feijão, amendoim, hortícolas, enxadas e instrumentos agrícolas, como machados, motobombas, pulverizadores, tractores, alfaias agrícolas, adubo e outros inputs.

Autoridades tradicionais
querem mais investimento

Autoridades tradicionais do município do  Mussende querem mais investimentos dos empresários nacionais e estrangeiros para explorarem as enormes potencialidades agro-pecuárias da região, notou o responsável local da Agricultura.
Domingos Faustino disse que o município do Mussende possui duas fazendas agrícolas, nomeadamente a Vila Verde, com 10.000 hectares e a Vila Flor com 15 hectares, mas que estão inoperantes.
 “No passado,  as referidas fazendas produziam algodão, em grande escala, garantindo empregos para o sustento de inúmeras famílias”.   
O município do Mussende possui apenas dois técnicos agrícolas, cuja actividade é bastante limitada, devido à falta de transporte para se deslocarem às localidades mais distantes, para apoiar os camponeses no cultivo da terra, segundo o chefe de repartição municipal da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Domingos Faustino.
O município de Mussende dista 340 quilómetros a nordeste da cidade do Sumbe e possui uma população estimada em 100 mil habitantes, distribuídos pelas comunas do Kenhia e São Lucas.

Tempo

Multimédia