Províncias

Campanha de vacinação para milhares de animais

Victor Pedro | Sumbe

O Departamento Provincial dos Serviços de Veterinária do Cuanza Sul prevê vacinar na presente campanha 115 mil animais, entre bovinos e animais de estimação, disse o chefe do sector, José Bonifácio Sacumula.

Animais de estimação também são vacinados para diminuir os casos de raiva na região
Fotografia: Kindala Manuel

No ano transacto, acrescentou,  foi possível imunizar 53 mil animais de produção, dos 90 mil previstos, e 15 mil animais de estimação, dos 25 mil previstos.
As dificuldades nas campanhas de vacinação anti-rábica circunscrevem-se na falta de meios de transporte, associada à falta de técnicos especializados, de mangas de vacinação para os criadores familiares ou tradicionais e de vacinas para o combate de algumas doenças de origem animal.
Outra situação preocupante é o crescente número de mordeduras que causam o aumento de casos de raiva. No ano transacto registou-se um óbito, num universo de três mil mordeduras de animais, enquanto no primeiro trimestre deste ano foram registadas 472 mordeduras e dois óbitos por raiva.
No município do Sumbe realiza-se uma campanha anti-rábica para animais de estimação, que teve o seu arranque na comuna do Gungo.
O Departamento dos Serviços de Veterinária controla 123 mil cabeças de gado bovino, mais de 100 caprinos, 25 mil suínos, dez mil ovinos, cerca de 300 mil aves e mais de cinco mil criadores.
A seca cria muito constrangimento, assim como a morte de animais, o que obriga os criadores a fazerem a transumância.

Tempo

Multimédia